Rastreio e sensibilização nos Paços do Município
Dia Mundial do AVC - 29 de outubro
Dia 29 de outubro, entre as 10h e as 13h, os Paços do Município acolhem uma ação de sensibilização e rastreio, dinamizada pelo Hospital de Vila Franca de Xira, dirigida à população e focada na temática do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Profissionais daquela unidade de saúde vão prestar todos os esclarecimentos sobre este défice neurológico súbito, que continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, identificando os eventuais sinais de alerta, as precauções e as medidas a tomar. Esta sensibilização é fundamental, uma vez que uma rápida intervenção médica especializada, aumenta o sucesso do tratamento e posterior recuperação do doente. Ao serem reconhecidos os sintomas associados ao AVC (falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar), o próximo passo é contactar o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) através do Número Europeu de Emergência (112).
A adoção de um estilo de vida saudável previne os riscos associados ao AVC, pelo que deve evitar-se o tabaco, a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas. Nesta ação vão estar também disponíveis múltiplos rastreios, nomeadamente à pressão arterial, frequência cardíaca, oximetria, glicemia, peso, altura e índice de massa corporal.
Contamos consigo. Cuide de si e da sua saúde!
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira e o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, Carlos Andrade Costa marcaram presença nesta ação de sensibilização e rastreio que assinala, em Vila Franca de Xira, o Dia Mundial do AVC.
Atualização a 29/10/2021, às 16h30