Programa “Pontes” tem 130 pessoas georreferenciadas e já garante serviço de teleassistência a mais de 50 pessoas em situação de isolamento

Sob o lema “Olhar, Aproximar e Sentir”, toda a comunidade é envolvida na proteção dos mais vulneráveis
Está em curso desde dezembro de 2018 o Projeto Municipal Ativ@mente, que em articulação com a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável, tem sido um uma das iniciativas da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira no sentido de promover a inclusão social e o combate ao isolamento das pessoas com idade igual ou superior a 55 anos, no Concelho de Vila Franca de Xira.
Integrado no Projecto Ativ@mente, foi desenvolvido o Programa “Pontes”, que permite identificar a população que vive sozinha ou em risco de isolamento social / demográfico, fazendo a sua georreferenciação. Desta forma, pretende-se conhecer as suas expetativas, carências e faculdades, detetando precocemente situações de risco e promovendo o seu acompanhamento através de um serviço de teleassistência e uma ação social de proximidade, junto daqueles que apresentem um quadro de vulnerabilidade.
Até ao momento, a equipa técnica já georreferenciou 130 pessoas, estando 51 a usufruir do serviço de teleassistência*. Este é um serviço telefónico de apoio permanente, concebido para dar uma resposta personalizada e imediata em qualquer situação de urgência/emergência, insegurança ou solidão. A opção permite combater a exclusão social, preservando a vivência no contexto da comunidade e residência, o que proporciona uma gestão saudável, ao nível público e familiar, do envelhecimento destas pessoas, traduzindo-se num manifesto aumento de qualidade de vida para todos os envolvidos.
Sob o lema “Olhar, Aproximar e Sentir”, a equipa técnica do “Pontes”, em colaboração com o Sistema de Informação Geográfica Municipal, mantém o trabalho de sinalizar, georreferenciar e priorizar as necessidades destas pessoas. As tarefas são otimizadas em estreita parceria com a comunidade institucional (forças de segurança pública, parceiros sociais, juntas e uniões de freguesia do Concelho) e também através dos contactos estabelecidos com parceiros informais (voluntários/as, comércio local, farmácias, famílias e vizinhos/as), que numa perspetiva comunitária ajudam a Autarquia a identificar estas pessoas e a sinalizar alterações significativas nas suas rotinas diárias, que possam indiciar uma necessidade de apoio ou de intervenção.
O projeto promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira decorre de uma candidatura aprovada no âmbito do Portugal2020, representando um investimento municipal de 206 mil euros e uma comparticipação de igual valor através do Fundo Social Europeu. Todas estas formas de intervenção social adquiriram ainda maior relevância no atual contexto de pandemia, tendo a Autarquia reforçado a capacidade de resposta do serviço de teleassistência, a fim de apoiar um leque mais alargado de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Recorda-se que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira mantém em funcionamento uma linha telefónica gratuita (800 210 119) especialmente dirigida à população idosa.
* Como funciona a teleassistência
Acionando um dispositivo de alarme, o utente desencadeia o contacto com o um centro de operações da Cruz Vermelha Portuguesa, 365 dias por ano, 24 horas por dia, que após análise da situação e com acesso à situação clínica, pessoal e familiar, desencadeia os meios adequados (112, Cruz Vermelha Portuguesa, PSP/GNR, Bombeiros, vizinhos ou familiares), mantendo-se o diálogo com o utente ou com a rede formal ou informal de apoio, até que se solucione o motivo do alarme.