Prémio Literário Alves Redol 2019 entregue a “Um homem parado na esquina do Mundo” e “Conto da Serra e da Planície”







A cerimónia de entrega do Prémio Literário Alves Redol 2019 realizou-se a 17 de maio’21, na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, teve como vencedores Fernando Esteves Pinto, na modalidade de romance, pela obra “Um homem parado na esquina do Mundo”, e António José da Costa Neves, na modalidade de conto, pela obra “Contos da Serra e da Planície”.
Os vencedores receberam da Autarquia um prémio no valor de 7.500,00€ e 2.500,00€, respetivamente. Na presente edição foram também atribuídas Menções Honrosas ao Romance “Homens que falam com estrelas”, da autoria de João Torcato Coelho Cardoso Justa, e no Género de Conto, a Raquel Laranjeira Faria Pais pela obra “Meteorito”.
O júri, composto por Ana Cristina Silva, escritora vila-franquense; Manuel Frias Martins, representante da Associação Portuguesa de Críticos Literários e por Vítor Figueiredo, representante do Município de Vila Franca de Xira, avaliou um total de 227 trabalhos a concurso, neste que foi um número recorde de participações.
Na opinião do júri, o romance “Um homem parado na esquina do Mundo”, de Afonso Quintais, destacou-se por ser uma “obra muito original que se situa fora dos padrões dominantes da narrativa literária. O Conto “Contos da Serra e da Planície” foi considerado como um “excelente conjunto de contos, com uma abordagem realista, recorrendo a uma linguagem, muitas vezes irónica, que se ajusta ao ritmo narrativo e aos diálogos vivos de cada pequena história”.