Medidas na área da Educação sublinhadas no Dia Nacional do Estudante
No Dia Nacional do Estudante, que se assinala esta quarta-feira, dia 24 de março, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, falou aos munícipes a partir da Escola Secundária do Forte da Casa, um dos estabelecimentos de ensino onde já decorrem as obras, promovidas pela Autarquia, que irão eliminar o amianto, num processo que abrange a totalidade dos equipamentos do 2.º e 3.º Ciclo e Ensino Secundário do Concelho.
Na comunicação feita esta manhã foi sublinhado o enorme esforço de adaptação que Estudantes e toda a Comunidade Escolar têm feito no último ano, no âmbito da pandemia de COVID-19, que, para a sua prevenção e contenção, alterou a forma de ter aulas e de relacionamento entre Estudante e Escola. O Presidente do Executivo Municipal destacou ainda quatro medidas especificas com impacto na vida dos estudantes do Concelho, que a Autarquia pretende implementar ou reforçar.
A primeira é o projeto “Profissional +” e os Transportes Escolares. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira lançou um desafio às empresas do concelho, de forma a procurar adequar a oferta de cursos às necessidades do tecido empresarial do nosso território. Esta iniciativa acompanha a estratégia nacional do Ministério da Educação para a valorização dos cursos de dupla certificação – cursos profissionais. O Projeto “Profissional +” pretende assim aprofundar a ligação entre as Escolas e as Empresas do Concelho, constituindo-se o Município como elemento facilitador e promotor de sinergias. E nesse contexto, no próximo ano letivo o custo dos transportes escolares dos alunos que frequentem os Cursos Profissionais de nível secundário será suportado a 100% pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
A atribuição de Bolsas de Estudo a alunos de Ensino Superior é a segunda medida implementada. O Município de Vila Franca de Xira aprovou o regulamento de atribuição de bolsas de estudo para alunos do ensino superior, que estará em vigor para o próximo ano letivo. Anualmente, a Câmara Municipal decidirá o número de bolsas a atribuir e o respetivo montante, de acordo com a sua disponibilidade orçamental.
A terceira medida pretende que o Projeto Caleidoscópio continue a desenvolver estratégias de promoção do sucesso escolar, de combate ao insucesso escolar precoce e à exclusão social das crianças e jovens e famílias do nosso Concelho, em cooperação com as escolas e com as entidades locais. Ao longo dos três primeiros anos de intervenção no âmbito deste Projeto, foram abrangidos 18.895 alunos do ensino pré-escolar ao ensino secundário, 818 Docentes e Educadores, 723 assistentes operacionais, 1.084 pais e encarregados de educação e 650 outros elementos da comunidade educativa. O Projeto Caleidoscópio continuará no próximo ano letivo noutros moldes, mas com o mesmo objetivo de combate ao insucesso escolar precoce e à exclusão social.
A última medida citada trata-se da aquisição de desfibrilhadores para todos os estabelecimentos de ensino, proporcionando formação ao pessoal docente e não docente dos respetivos estabelecimentos. Em caso de acidente cardiovascular, o início rápido de Suporte Básico de Vida e o uso de um Desfibrilhador Automático Externo são por vezes a única forma de salvar uma vida.
A Edilidade tem vindo a desenvolver um conjunto alargado de projetos e ações em conjunto com a escolas, que pretendem, acima de tudo, estimular o envolvimento e a consciência cívica dos alunos, nas suas escolas e em toda a comunidade.
Neste Dia Nacional do Estudante, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, deixa o compromisso de que continuará empenhada no apoio aos estudantes do nosso Concelho, indo ao encontro das suas necessidades atuais e também das suas expetativas de futuro.