Marlene Barreto e Sandra Celas são as “Mulheres Ácidas” para conhecer nas Redes Sociais Municipais
Comemoração Municipal do Dia Internacional da Mulher - Teatro
O programa comemorativo municipal do Dia Internacional da Mulher encerra, a 12 de março, pelas 22h00, com a peça de teatro “Mulheres Ácidas” protagonizada pelas atrizes Marlene Barreto e Sandra Celas, numa produção do “CASULO” - Núcleo de Artes Performativas do Grémio Dramático Povoense.
À boca de cena surgem duas atrizes, que se desdobram em sete personagens (Isadora, Rebeca, Marta, Mercedes, Otacília, Sofia e Ana), numa narrativa solta e despretensiosa, onde as falas cheias de humor ácido, perspicaz e irónico, cortante e sarcástico, conquistam o público pelo seu carisma e humor. Um espetáculo que reflete o verdadeiro desdobramento feminino. Escrita por Cristiane Wersom, argumentista brasileira da Rede Globo, a peça foi um sucesso da crítica e do público, em 2017 e 2018, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agora, com adaptação de Sarah Lemonnier, a encenação de Patrícia Soso, esta proposta cultural poderá ser desfrutada livremente através das Redes Sociais.
Tendo em conta o Estado de Emergência que vigora no país e as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) no âmbito do controlo e combate à pandemia por COVID-19, este e todos eventos do programa comemorativo, estão disponíveis a partir das plataformas digitais municipais.
Visando sensibilizar para o desequilíbrio que ainda subsiste entre homens e mulheres, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinalou ainda a efeméride (Dia Internacional da Mulher, 8 de março) com uma mensagem da vereadora responsável pelo Pelouro da Inclusão e Igualdade, Manuela Ralha uma vez que, embora tenha existido um enorme progresso nos direitos das mulheres ao longo das últimas décadas, a Igualdade de Género continua a ser um desafio constante, em matéria de direitos humanos.
No dia 10 de março, as “Conversas no Feminino” contaram com a moderação da autarca municipal com responsabilidades na área da política de Inclusão e Igualdade, a vereadora Manuela Ralha e a participação de algumas mulheres do Concelho, com influência nas áreas do desporto, política, forças de segurança, comunidades e cultura (Ana Catarina Pereira, Guarda-Redes de Futsal; Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência; Maria do Carmo Rodrigues, Comandante do Destacamento Territorial da GNR de VFX; Maria do Céu Padinha, Presidente do Rancho Típico Avieiros de VFX e Maria João Luis, Atriz e Encenadora).
Ainda por iniciativa municipal, foi remetido às trabalhadoras municipais (Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), um voucher de tempo, procurando contribuir para a promoção de um maior equilíbrio na gestão do tempo das mulheres, que na atual sociedade continua a ser muito exigente, nomeadamente na conciliação vida profissional e pessoal.
Assista à peça de teatro “Mulheres Ácidas” online!