Imóvel para Unidade de Saúde de Vialonga entregue à ARS de Lisboa e Vale do Tejo
Foi uma adaptação do edifício anteriormente conhecido como “Ninho de Empresas
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, entregou na tarde de 12 de março à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), o imóvel destinado instalar a Unidade de Saúde Familiar de Vialonga. O momento simbólico de cedência das chaves realizou-se no próprio edifício, que passa a estar sob responsabilidade da ARS-LVT, entidade que irá agora desenvolver os procedimentos necessários à transferência e entrada em funcionamento da USF de Vialonga naquele local.
Para a assinatura do Auto de Transferência estiveram presentes, para além do Presidente da Autarquia, o Vogal da Direção da ARS-LVT, Dr. Nuno Venade, o Diretor do Departamento de Instalações e Equipamentos da ARS-LVT, Arq.º António Campelo, bem como a Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, Dr.ª Sofia Theriaga.
Recorde-se que a adaptação do edifício anteriormente conhecido como “Ninho de Empresas” pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a sua cedência a título de comodato, a fim de nele instalar esta Unidade de Saúde Familiar, resulta de um protocolo de cooperação estabelecido em setembro de 2017 com a ARS-LVT. O investimento total na adaptação do edifício foi superior a 800 mil euros, cofinanciado através de Fundos Europeus e com um investimento municipal superior a 400 mil euros.
A nova localização da USF de Vialonga traduz-se em grandes benefícios no acesso aos cuidados primários de saúde para a população desta freguesia, já que o local dispõe de boas acessibilidade e facilidade de estacionamento. Ficam também ultrapassados problemas de dimensão insuficiente e de degradação das atuais instalações, permitindo inclusivamente a entrada em funcionamento de novos serviços médicos. A data de inauguração formal da nova USF de Vialonga será oportunamente divulgada.