“FranXiros” eleito doce do Município
Concurso “Um doce cons/celho”
O melão e o arroz, dois produtos endógenos do Concelho, estão na base do doce vencedor do Concurso “Um doce cons/celho”, levado a cabo pela Câmara Municipal. “FranXiros”, um pastel recheado com Arroz Doce e doce de melão foi a proposta apresentada pelos alunos e professores do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária do Forte da Casa, a quem o júri, composto por chefs profissionais – José Maria Lino e Luís Machado, um chef pasteleiro - Samuel Costa e dois técnicos da Divisão de Turismo da Autarquia, deliberou, após a avaliação das amostras (em cumprimento do regulamento), atribuir o título de Vencedor.
Responderam ao desafio três estabelecimentos de ensino e formação profissional, contudo esta candidatura distinguiu-se pela frescura do melão aliada à cremosidade, com a tipicidade, a diferenciação capaz de o constituir como doce regional e, ainda, a boa perspetiva de conservação.
Assim que a situação pandémica o permita será realizada a apresentação formal do vencedor, bem como a entrega dos certificados de participação a todos os concorrentes. O Município desenvolverá uma imagem gráfica para as embalagens do doce vencedor e a receita será difundida para todas as pastelarias que o pretendam confecionar, sendo que o concorrente vencedor tem, nos anos de 2021 e 2022, a exclusividade no fornecimento em todos os certames em que o Turismo da Autarquia esteja representado.