Feira Anual e Salão de Artesanato de volta para uma festa de 17 dias!
Passado um ano de interregno da realização da Feira Anual e Salão de Artesanato, pela razões que conhecemos, está de volta mais uma edição de um dos eventos mais aguardados por todos, alargado na sua duração e programação. Em 2021, a festa decorre entre 1 e 17 de outubro com Esperas de Toiros a decorrerem entre os dias 2 e 9, animação musical diária no espaço de restauração e, ainda, três grandes concertos na Praça Palha Blanco. António Zambujo, Katia Guerreiro e Bárbara Tinoco atuam, pelas 22 horas, nos dias 15, 16 e 17 de outubro, respetivamente, no nosso emblemático tauródromo. Os concertos são gratuitos mas carecem de levantamento de bilhetes, que estarão disponíveis no Posto de Turismo Municipal a partir de 11 de outubro. Nos dias de concerto, a entrada decorre a partir das 20h00, não sendo a mesma permitida após o início do espetáculo.
Retomamos o convívio e vivemos as tradições, dobrando o tempo para também recuperar as compras na feira franca e no Salão de Artesanato, este que contará com mais de uma centena de artesãos de inúmeras regiões, com trabalhos nas áreas do têxtil, cerâmica, metal, madeira, cortiça, doçaria, entre muitas outras.
No recinto exterior voltaremos ao conforto das farturas quentinhas, ao aroma das castanhas nos assadores e às gargalhadas arrancadas pelos carrosséis e diversões para miúdos e graúdos.
A par das esperas e largadas, tão ansiadas, os cartéis para a Praça de Touros prometem sete espetáculos para abrilhantar a festa brava. A programação inclui a Corrida de Touros Comemorativa dos 120 Anos da Palha Blanco.
Para o encerramento desta festa assista no último dia pelas 24h00, a partir do Caminho Pedonal Ribeirinho, do Cais de Vila Franca de Xira ou do Jardim Constantino Palha a uma grandiosa frente de fogo, lançada da margem sul do rio Tejo - Frente Ribeirinha de Vila Franca de Xira.
Vila Franca de Xira envolve os seus e recebe os de fora, mais uma vez, com toda a sua tradição e afición.
Consulte o programa, que contém mais surpresas, conheça as condições de segurança e higiene do evento e viva connosco este momento!
Horários:
- Esperas e Largadas de Toiros:
- Dias 2 e 9 de outubro - 16h30
- Dias 3 a 8 de outubro - 10h30
- Feira:
- Dia 1 de outubro - 18h00 às 02h00 do dia seguinte
- Dias 3, de 5 a 7 e de 10 a 14 de outubro - 13h00 às 24h00
- Dias 2, 4, 8, 9, 15 e 16 de outubro - 13h00 às 02h00 do dia seguinte
- Dia 17 de outubro - 13h00 às 23h00
- Salão de Artesanato:
- Dia 01 de outubro - 18h00 às 24h00
- Dias 2, 9 e 16 de outubro - 15h00 às 24h00
- Dias 3, 5, 10 e 17 de outubro - 15h00 às 23h00
- Dias 4, 8 e 15 de outubro - 16h00 às 24h00
- Dias 6, 7, 11, 12, 13 e 14 de outubro - 16h00 às 23h00
- Regras de acesso ao recinto da Feira (atualização a 1 de outubro'21):
- Controlo de entradas dos visitantes para apresentação do Certificado Digital COVID ou comprovativo de teste negativo realizado até 72 horas antes
- Controlo de entradas no Salão do Artesanato para garantir a lotação máxima de 250 visitantes
- Controlo de entradas na área da restauração/tasquinhas para garantir a lotação máxima de 500 visitantes
- As entradas e saídas da Feira de Outubro serão efetuadas pelo portão Norte (Praça de Touros) e Sul (EN 10)
- Recomenda-se a todos os visitantes:
- Utilização de máscara
- Distanciamento físico de 2 metros
- Higienização frequente das mãos e etiqueta respiratória
- Cumprimento da sinalização das vias de circulação próprias e circuitos de marcha em frente, para prevenir aglomerações
- CONSULTE AQUI A LOTAÇÃO ATUAL DOS ESPAÇOS
- Para acesso às Esperas e Largadas de Toiros, recomenda-se a todos os visitantes:
- Utilização de máscara
- Distanciamento físico de 2 metros evitando aglomerações
- Higienização frequente das mãos e etiqueta respiratória
Apelamos a todos os visitantes para o rigoroso cumprimento das regras e orientações implementadas, dado que o seu incumprimento poderá levar ao encerramento ou cancelamento do evento.
A organização de todo este evento resultou de uma colaboração estreita entre a Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Autoridade de Saúde Local que aprovou o Plano de Contingência criado para o efeito, e a Polícia de Segurança Pública, tendo sido adotadas todas as medidas de proteção da saúde que foram definidas como necessárias. A Autarquia conta também com a colaboração de todos os visitantes no cumprimento das normas estabelecidas para o efeito, concretizando-se assim o regresso, muito esperado, a um dos eventos mais emblemáticos do Município de Vila Franca de Xira e que será, certamente, vivido com muita alegria por todos os vila-franquenses e não só.