Exposição de Fotografia Internacional patente no Museu do Neo–Realismo
A Família Humana
“A Família Humana” é o nome da mais recente exposição do Museu do Neo-Realismo, que teve abertura no dia 10 de julho. Trata-se da primeira apresentação da coleção de fotografia internacional daquele Museu, iniciada em agosto de 2019, e incide, de acordo com a sua Diretora Cientifica, Raquel Henriques da Silva, na chamada fotografia humanista que emergiu, em todo o mundo, nas décadas de 1930-40, que são também as décadas de afirmação do movimento e sensibilidade neo-realistas.
Atualmente com 375 fotografias, a coleção “A Família Humana” do Museu do Neo-Realismo integra trabalhos de mais de 175 artistas, homens e mulheres, de 25 nacionalidades, que fotografaram em 60 países dos cinco continentes. Estão representados grandes mestres da história da fotografia mundial, alguns dos quais trabalharam em Portugal, além de uma dúzia de fotógrafos portugueses, de Carlos Relvas a Ernesto de Sousa e José M. Rodrigues.
Organizada em vários núcleos temáticos, um dos quais dedicado à Lezíria e a Vila Franca de Xira, haverá uma rotação periódica das obras expostas uma vez que, por questões de limitação de espaço, não é possível apresentar mais que cerca de um terço da coleção de cada vez.
A exposição estará patente ao público até 29 de maio’ 2022 e pode ser visitada no 1.º Piso do Museu do Neo–Realismo, em Vila Franca de Xira.
Contactos
Museu do Neo-Realismo
Rua Alves Redol, 45 | 2600-099 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 285 626
E-mail: neorealismo@cm-vfxira.pt
Website: www.museudoneorealismo.pt
[+]