ESCLARECIMENTO | Funcionamento do Centro de Vacinação em Vila Franca de Xira
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, acompanha em permanência a atividade do Centro de Vacinação instalado no Pavilhão Multiusos em Vila Franca de Xira, o qual tem estado a funcionar, na maior parte dos dias, com total normalidade e sem que se verifiquem quaisquer filas ou aglomerados de pessoas.
A Câmara Municipal regista – e lamenta – que a atenção mediática a este centro de vacinação ocorra apenas nas datas em que surgem dificuldades pontuais ao seu normal funcionamento, como foi o caso da data de hoje, 21 de abril, em que de acordo com informação transmitida pelo ACES do Estuário do Tejo, ocorreram problemas ao nível do sistema informático que condicionaram fortemente o acesso aos dados dos utentes, limitando o normal decurso da vacinação.
O Centro de Vacinação em Vila Franca de Xira tem uma capacidade instalada para vacinar 900 utentes por dia. No entanto, e tal como aconteceu recentemente na vacinação dos profissionais da educação, a capacidade pode ser aumentada para as 1.200 vacinas por dia, alargando o seu horário de funcionamento. No passado fim de semana (17 e 18 de abril) foram vacinados 2.310 utentes sem que se verificassem quaisquer dificuldades.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira reitera ainda e uma vez mais a informação já prestada em momentos anteriores, de que não tem responsabilidade direta no processo de vacinação, sendo as convocatórias dos utentes, o agendamento e a gestão de horários/marcações da exclusiva responsabilidade das Autoridade de Saúde Locais.
Quanto à possibilidade de criação de um segundo centro de vacinação, tal como já foi também afirmado em momento anterior, a Autarquia estará disponível para a sua instalação quando tal necessidade de se verificar. A Câmara Municipal já tem previsto e reservado um espaço adequado para esse efeito, mas de acordo com informação recentemente prestada à Câmara Municipal pelo ACES do Estuário do Tejo, esta entidade considera não se justificar ainda a sua instalação e funcionamento, dado que, para as vacinas disponíveis (até agora), o atual Centro de Vacinação corresponde às necessidades.