Dia Municipal para a Igualdade – Campanha de sensibilização de 25 a 29 de outubro
As comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, 24 de outubro, vão desenvolver-se ao longo de uma semana, de 25 a 29 de outubro, através da promoção de sessões dos projetos municipais “Igualdade em Ponto Pequeno” e “Não sejas um Peão na Relação”, vocacionados para a sensibilização de alunos, nas questões, respetivamente, da igualdade e identidade de género, assim como da prevenção da violência no namoro. Ainda no âmbito destas comemorações está prevista uma ação que, com recurso à fotografia, visa a inclusão pela arte junto dos moradores do Bairro Municipal da Quinta da Piedade (Póvoa de Sta. Iria).
Questões da Igualdade reforçadas junto de alunos
As atividades no âmbito destes projetos vão desenvolver-se no agrupamento de escolas Pedro Jacques de Magalhães, em Alverca do Ribatejo, junto de alunos do ensino pré-escolar e do 3.º ciclo do Ensino Básico, nomeadamente em turmas do 7.º ano de escolaridade.
Esta intervenção municipal visa, no contexto do projeto “Não sejas um Peão na Relação”, a promoção de relações de intimidade saudáveis, igualitárias, livres e não violentas, entre os jovens realizando-se em parceria com as Forças de Segurança do Concelho.
Através da abordagem num nível de ensino mais precoce, a Autarquia pretende pelo “Projeto Igualdade em Ponto Pequeno”, sensibilizar e promover mudanças de comportamento, no sentido de desconstruir ideias preconcebidas e discriminatórias de estereótipos sexuais e de género.
Sessão Fotográfica - “Art For All – Inclusão pela Arte”
Ainda no âmbito desta efeméride vai realizar-se uma sessão fotográfica com as famílias do Bairro Municipal da Quinta da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, onde se tem vindo a realizar as ações que integram o projeto “Art For All – Inclusão pela Arte”. Este trabalho será posteriormente integrado no projeto Municipal “Olhos que Sentem”, que irá revelar o trabalho de intervenção comunitária entretanto desenvolvido, através da perspetiva de uma câmara fotográfica.
Iniciado em 2019 e em colaboração com as Instituições de apoio à deficiência do Concelho, este projeto fotográfico, na sua génese, visou dignificar e valorizar a pessoa com deficiência e o seu olhar sobre o mundo que a rodeia. As fotografias culminaram numa exposição que esteve patente ao público na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira. Estando neste momento em itinerância, tendo estado já presente na CerciPóvoa, a mostra passa, na semana comemorativa do Dia Municipal da Igualdade, para as instalações da Associação Projeto Jovem, em Vialonga. Considerando os constrangimentos associados à pandemia a sua visita continua restrita aos utentes e aos seus familiares.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira associa-se assim a esta iniciativa, criada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, reforçando desta forma o seu compromisso na transformação do seu território, promovendo uma política interna mais inclusiva e igualitária.