Canja à Vila-Franquense
Município ganha nova marca gastronómica
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira acaba de registar, como sua marca, a Canja à Vila-Franquense, distinguindo uma receita com tradição e baseada nas ancestrais raízes históricas do Município nos campos da Lezíria. Reservando os direitos de exclusividade desta receita que se constitui como uma manifestação cultural identitária, o Município acrescenta-a, agora, à sua oferta turística de referência, no que ao contexto gastronómico respeita. Na senda da preservação das tradições retomamos esta sopa com origem na dura vivência dos trabalhadores rurais da nossa região. Com raízes campestres, esta reconfortante e nutritiva iguaria provém dos antigos costumes dos agricultores, bem como dos campinos, que recorriam a ingredientes locais e monetariamente mais acessíveis, para compor a sua refeição. Arquitetava-se, assim, uma singular canja de frango, enriquecida com carne de porco: chispe e chouriço, e à qual se acrescentava, ainda, um corte de vaca: a alcatra.
Este prato estará disponível o ano inteiro e apetecerá, sobretudo, ser saboreado quando chegar o frio, com o seu maior destaque em novembro, momento para nova campanha de gastronomia “Sabores do Campo à Mesa”. Os restaurantes participantes apresentarão pratos de sabores campestres como este e outros de coelho, assentes nas ligações fortes da gastronomia regional.
Reveja a receita confecionada pelo Chef José Maria Lino, que tivemos já oportunidade de transmitir online nas nossas séries de “Receitas com Encostas de Xira”. O Chef propõe juntar aos restantes ingredientes o vinho branco do Município para uma chancela plena de identidade.