Caminhos de Fé valorizados com melhores condições de segurança e sinalética
Antecipando um dos momentos mais significativos do calendário de peregrinações a Fátima que acontece a 13 de maio a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promoveu no passado dia 8 de maio uma visita à parte inicial do percurso de peregrinação no Concelho de Vila Franca de Xira, em Vialonga, no âmbito dos Caminhos de Fátima e de Santiago. Esta visita incluiu um percurso simbólico a pé de cerca de 1,2km, na parte inicial do caminho no concelho vila-franquense.
Com início a sul na freguesia de Vialonga, junto à ruína do Palácio do Monteiro Mor, existem 32kms de percurso, que terminam a norte na Vala do Carregado, na freguesia da Castanheira do Ribatejo.
A Câmara Municipal, aceitando o repto lançado em 2018 pelo Turismo de Portugal, foi pioneira no desenvolvimento de um projeto que implicou intervenções de valorização e melhoria das condições de segurança e de sinalética ao longo de todo o percurso, assumindo a aposta no turismo religioso, que tem uma forte tradição no nosso território.
Para além das intervenções no terreno, foram produzidos diversos materiais informativos de apoio – o “Guia do Peregrino” –, em português, espanhol, inglês e francês, contendo informações importantes, tais como alojamento, alimentação, contactos úteis e de emergência, e também alguns pontos de interesse turístico que podem ser visitados ao longo do percurso.
O principal objetivo deste projeto é o de melhorar as condições para os peregrinos, acolhendo-os da melhor forma possível no Concelho de Vila Franca de Xira, sendo de destacar as opiniões positivas que esses mesmos peregrinos têm feito chegar à Autarquia, pelo trabalho já realizado.