Câmara Municipal de Vila Franca de Xira repudia o encerramento de mais três agências bancárias na Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa
Vila do Forte da Casa perde o último balcão existente no seu território
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, manifestou em conferência de imprensa realizada a 3 de agosto, o repúdio pelo anunciado encerramento de mais três dependências bancárias na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e do Forte da Casa – Banco Santander e Novo Banco na Póvoa de Santa Iria e Montepio no Forte da Casa.
Numa União de Freguesias que, de acordo com os dados preliminares dos Censos de 2021, detém 40.905 residentes, a Câmara Municipal considera que estes "encerramentos são inaceitáveis", faltando-lhes "fundamentação e mesmo racionalidade", tendo em conta a forte densidade populacional destes dois territórios. No caso do Forte da Casa, o encerramento do balcão do Banco Montepio faz com que deixe de existir qualquer balcão de uma agência bancária naquela vila.
Em comunicado (versão integral aqui) transmitido pelo Presidente Alberto Mesquita à Comunicação Social, foi manifestado o "total desagrado por estas decisões" e afirmada "solidariedade para com as populações e para com os trabalhadores bancários".
A Autarquia irá desenvolver diligências junto das administrações bancárias e do Governo, procurando inverter a decisão de encerramento destes balcões. A efetivarem-se estes três encerramentos, serão já 12 as agências bancárias encerradas no Concelho de Vila Franca de Xira desde 2014.