Câmara Municipal de Vila Franca de Xira associa-se à Campanha “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
Sob o lema “Serei o que me deres… que seja amor”, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Franca de Xira vai novamente aderir à campanha “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, com o objetivo de alertar consciências para esta problemática e consciencializar a comunidade para a importância da prevenção.
Abril é, em muitos países desde o início do século, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. O tema é incontornável e o principal objetivo passa por alertar para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.
É com esta missão de prevenção, promoção e proteção dos direitos das crianças e dos jovens que a CPCJ de Vila Franca de Xira se associa mais uma vez, com todos os seus parceiros, a esta Campanha. O edifício dos Paços do Concelho estará iluminado com a cor azul, sendo também exibido um laço azul no edifício da CPCJ, na Câmara Municipal e em diversos edifícios de outras entidades parceiras.
Em 1989 nos Estados Unidos da América, mais concretamente no Estado da Virgínia, surgiu o “Movimento do Laço Azul”. Este movimento foi criado por Bonnie W. Finney, depois de saber que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos por parte dos pais, tendo um deles sido mesmo assassinado pelos progenitores. Como maneira de lidar com a dor, atou um laço azul à antena do seu carro, criando-se desta forma um símbolo de alerta para a luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. O movimento ganhou relevância a nível mundial e é replicado em todo o mundo com a colocação de Laços Azuis em locais emblemáticos.