BF20 – Teresa Huertas é a vencedora do Prémio Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira
Teresa Huertas é a vencedora do Prémio Bienal de Fotografia – BF20, pelo trabalho “ATMÓS [Passagem #1]”. O Júri da BF20 decidiu também pela atribuição de uma Menção Honrosa a Humberto Brito, pelo seu trabalho “Estrada e Fantasmas”
Teresa Huertas foi a artista vencedora da BF20, com o trabalho “ATMÓS [Passagem #1]”. O Júri presidido por Raquel Henriques da Silva e constituído também por António Pinto Ribeiro, Emília Tavares, Liliana Coutinho e Tobi Maier, analisou os nove projetos apresentados a concurso e salientou a qualidade genérica dos trabalhos finalistas selecionados pelo conselho de curadores.
A vencedora irá receber um prémio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira no valor de 5.000,00€. O trabalho “ATMÓS [Passagem #1]” convida-nos a experienciar uma outra temporalidade, explorando as fronteiras da imagem fixa e em movimento. O Júri de premiação destacou a mestria na utilização do medium e a espontaneidade formal deste trabalho, salientando a forma consistente como a fotografia pode ser uma forma de resistência ao excesso visual, à velocidade e hiperestimulação dos sentidos.
Teresa Huertas vive e trabalha em Lisboa, desenvolvendo o seu trabalho nas áreas da Fotografia e Instalação. É pós-graduada em Arte Multimédia - Fotografia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e mestranda na mesma instituição. É licenciada em Filologia Germânica. Foi finalista do Concurso de Fotografía Purificación García (Madrid) em 2008 e integra projetos coletivos desde 1995.
A Humberto Brito foi atribuída uma Menção Honrosa por “Estrada e Fantasmas”, trabalho reconhecido pelo Júri pela sua qualidade imagética e narrativa. Apresenta um conjunto de imagens feitas por toda a Península de Setúbal, entre 2018 e 2019, que o autor designa como “auto-retratos em estilo topográfico. Espelhos e janelas. As duas coisas.”
A BF20 inaugurou no passado dia 16 de abril e vai estar patente até 16 de maio no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira. Com a curadoria geral de Sandra Vieira Jürgens, a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira prossegue o seu objetivo de divulgar e incentivar a produção artística nacional no domínio da fotografia. A partir de 8 de maio e até 26 de setembro, está patente no Museu Municipal de Vila Franca de Xira a primeira das duas Exposições Curatoriais que integram a BF20. “Deambulação e Itinerância” apresenta trabalhos de Alexandre Delmar, Carlos Lobo, Luiza Baldan e Xavier Paes. De 8 de setembro a 21 de novembro, na Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira, “FotoUtopia: Construções Imaginárias” integra as obras de Ana Linhares, Estefanía Landesmann, Pedro Valdez Cardoso e São Trindade.
32 anos depois da primeira edição desta que é uma das mais antigas e reputadas iniciativas do seu género em Portugal, a BF20 em Vila Franca de Xira volta a afirmar-se como um observatório da criação atual, dando a conhecer novos autores.