Ampliação e Remodelação da Escola Básica do Cabo de Vialonga aumenta capacidade global para 350 alunos
Cerca de 2,4 milhões de euros de investimento municipal
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a proceder à ampliação e remodelação da Escola EB1 do Cabo de Vialonga que se traduz num investimento municipal próximo de 2,4 milhões de euros (2.374.400,00€) e que irá trazer benefícios significativos a todos os alunos, professores e pessoal não docente daquele equipamento escolar.
As obras irão decorrer ao longo do presente ano letivo, aumentando o número de salas de aula do 1.º Ciclo (de 9 para 12) e sendo ali criada a valência de Jardim de Infância, com 2 salas de Pré-Escolar. Através da construção de um novo edifício de dois pisos e a remodelação do já existente, a Escola passa a ter capacidade para cerca de 350 alunos, ficando equipada com Biblioteca/Centro de Recursos, três Salas de Atividades Extracurriculares (duas com interligação entre elas), Sala de Docentes, Sala Polivalente, Refeitório e Copa, Sala do Pessoal não Docente, Gabinete Médico/Enfermaria e Lavandaria, para além de outras estruturas de apoio ao normal funcionamento da Escola.
Instalações provisórias garantem conforto a alunos, professores e pessoal não docente
Durante o período em que estas obras estarão em curso, a Autarquia acautelou as condições de conforto e segurança das instalações modulares onde irão decorrer as aulas, em espaço próximo da Escola EB1 n.º 1 de Vialonga, numa solução que foi devidamente articulada com a Direção do Agrupamento de Escolas de Vialonga. O espaço entre módulos está devidamente coberto, a fim de melhorar as condições do recreio, estando também em curso a regularização do pavimento. Todas as salas de aula estão equipadas com ar condicionado, garantindo assim as necessárias condições de conforto térmico. Estes espaços têm ainda ligação wifi e quadro interativo.
Para o serviço de refeições, a deslocação dos alunos ao local respetivo – instalações do Grupo Desportivo – é feita em condições de segurança, desde logo em virtude do condicionamento de trânsito assegurado na zona adjacente, sendo que o estacionamento naquele acesso apenas será permitido aos veículos de serviço à escola e a veículos de professores. Esta deslocação dos alunos será sempre devidamente acompanhada por auxiliares e/ou professores.