Alunos do Concelho sensibilizados para a luta contra a discriminação racial
Iniciativa integrada no Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Vila Franca de Xira
Mais de 250 alunos, do 9.º ao 11.º ano de escolaridade, de sete agrupamentos de escolas do Concelho, recebem ações de sensibilização relacionadas com a não discriminação racial, num projeto da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com o Projeto #Direitos.Com.
De 15 a 19 de março, a partir de sessões síncronas (online), é apresentada aos alunos a reportagem “Acontece todos os Dias”, do jornalista Luís Vaz Fernandes, vencedora do Prémio para o Jornalismo, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
Será ainda promovida uma discussão e debate, cuja mediação é assegurada pelas técnicas do Projeto #Direitos.Com, a que se seguirá a recolha de vários contributos, com vista à construção posterior de um manifesto intitulado “Jovens do Concelho de Vila Franca de Xira contra a Discriminação Racial”. O documento completo será partilhado nas plataformas digitais municipais.
Esta campanha de sensibilização, integrada no plano de ação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Vila Franca de Xira, é dirigida aos seguintes agrupamentos de escolas do Concelho: Forte da Casa; D. Martinho Vaz de Castelo Branco; Reynaldo dos Santos; Soeiro Pereira Gomes; D. António de Ataíde; Bom Sucesso e Vialonga, constituindo-se também os dois últimos agrupamentos como parceiros formais deste projeto.
A iniciativa integra-se nas comemorações municipais do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial.