284 alunos do Concelho redigem manifesto contra a discriminação racial
Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho
No âmbito das comemorações municipais do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial (21 de março), 284 alunos de sete agrupamentos de escolas do Concelho redigiram um manifesto contra este tipo de segregação.
Este trabalho de equipa resultou da reflexão de vários estudantes, do 9.º ao 11.º ano de escolaridade, após participarem na campanha de sensibilização realizada através de sessões síncronas (online), ocorridas nos passados dias 15 a 19 de março e integradas no plano de ação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Vila Franca de Xira. A estratégia de trabalho contou com a promoção de uma discussão e debate, mediados pelas técnicas da Associação para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Comunitário (APSDC) e que resultou na construção de um manifesto intitulado “Jovens do Concelho de Vila Franca de Xira contra a Discriminação Racial.
Estiveram envolvidos os agrupamentos de escolas do Concelho: Forte da Casa; D. Martinho Vaz de Castelo Branco; Reynaldo dos Santos; Soeiro Pereira Gomes; D. António de Ataíde; Bom Sucesso e Vialonga, constituindo-se também os dois últimos agrupamentos como parceiros formais deste projeto.
Esta ação de sensibilização levada a cabo pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, foi dinamizada no âmbito do projeto #Direitos.Com, que visa promover a noção de cidadania global através de processos de aprendizagem e de sensibilização para a educação para os Direitos Humanos e participação democrática, tendo em vista a valorização da diversidade humana, tolerância, não discriminação, combate à exclusão e cooperação.