26.ª edição da Corrida das Lezírias com cerca de 800 atletas em prova
Com os devidos condicionalismos, Vila Franca de Xira voltou a receber a tradicional prova de atletismo
Cerca de 800 atletas correram no fim de semana de 29 e 30 de maio em mais uma edição da Corrida das Lezírias, em Vila Franca de Xira, a primeira prova de atletismo realizada em Portugal ainda em período de pandemia.
Este ano, e devido aos condicionalismos impostos pela Direção-Geral da Saúde ainda na sequência da pandemia da COVID-19, a prova teve de ser distribuída por dois dias e os participantes, que partiam em grupos de quatro e em intervalos de cinco segundos, correram 10 quilómetros apenas junto ao Cais do Cabo da Lezíria de Vila Franca de Xira, divididos por escalões. O distanciamento físico esteve, deste modo, garantido e todas as restrições foram cumpridas, nomeadamente a ausência de público.
Neste contexto de exceção também não houve lugar às corridas infantis (mini-corrida e corridinha).
As mulheres correram na manhã de sábado; os homens no sábado à tarde e no domingo quando, de manhã, se realizou a prova de seniores.
Esta que é uma das provas clássicas do calendário nacional teve a sua primeira edição em 27 de janeiro de 1996, na altura com a presença de 375 atletas e os triunfos do sportinguista José Santos e da benfiquista Carla Machado.
Consulte aqui todos os resultados da Corrida das Lezírias 2021.
Veja também aqui toda a reportagem fotográfica!