Vindimas na Quinta de Subserra
Conhecer o “Encostas de Xira”
Estamos em plena época de vindimas. Na Quinta Municipal de Subserra, em São João dos Montes, onde se encontra a origem do vinho Municipal “Encostas de Xira”, a época de colheita iniciou a 18 de agosto. Devido à exposição solar da encosta onde se encontram as vinhas, a vindima começa mais cedo que grande parte dos casos – devido à forte presença de açúcares, uma apanha mais tardia poderia torná-los demasiado alcoólicos.
Com uma produção acima da expectativa, iniciou-se a colheita pelas castas brancas (Fernão Pires, Arinto e Moscatel), que totalizou mais de 12 000 kg e, posteriormente, a das castas tintas (Touriga Franca, Touriga Nacional e Castelão) num total de perto de 23 000 kg. Estimamos, assim, que o volume de vinho venha a atingir, no branco, cerca de 10 000 l e no tinto, aproximadamente, 17 000 l. Note-se que este foi o primeiro ano possível de realizar vindima da Touriga Franca, uma vinha nova, plantada muito recentemente.
Recorde-se que o Município, dos poucos do País a produzir vinho com recursos exclusivamente seus, reiniciou todo o processo com a plantação de nova vinha, uma remodelação da adega, seguindo-se a implementação de novas metodologias de produção e vinificação, que veio, aos dias de hoje, conseguir um vinho bem posicionado e premiado como temos vindo a divulgar.
Registámos as vindimas 2020 e partilhamos agora alguns desse momentos pois, embora recente, o “Encostas de Xira” também se faz de tradições.
Não deixe de visitar esta quinta Municipal, datada do séc. XVII, e aprecie as vinhas, os jardins, a vista ímpar e muitas outras valências que o(a) vão surpreender.