Sociedade Civil colabora ativamente com o Município de Vila Franca de Xira no combate à COVID-19
Movimento associativo, empresas e outros agentes locais já contribuíram com diversos apoios e doações
A recente instalação dos Centros de Acolhimento Temporário de Emergência (CATE) no Município de Vila Franca de Xira implicou uma logística alargada que, para além dos recursos próprios da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil e de outros serviços municipais, contou também com a colaboração de diversas entidades, na disponibilização de espaços, equipamentos e outros materiais.
Os Escuteiros do Agrupamento 317 de Alverca, o Futebol Clube de Alverca e o ABEI de Vila Franca de Xira cederam as suas instalações para a criação de três dos seis CATE’s atualmente existentes. Os Escuteiros de Alverca contribuíram também com o empréstimo de camas, colchões e almofadas, e o Futebol Clube de Alverca com materiais de apoio.
As Forças Armadas Portuguesas emprestaram e colaboraram na instalação das 100 camas e colchões, colocados no Pavilhão Multiusos do Cevadeiro (Vila Franca de Xira) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – Base de Apoio Logístico emprestou 100 cobertores. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vialonga cedeu camas e colchões, ao passo que a Junta de Freguesia de Vialonga e a Sociedade Filarmónica e Recreio Alverquense emprestaram diversos materiais de apoio.
Verificaram-se também algumas doações ao Município de Vila Franca de Xira, que representaram contributos muito significativos para as necessárias condições de conforto destes Centros de Acolhimento. No total, foram já oferecidos à Autarquia, até esta data, 300 almofadas, 300 jogos de lençóis, 300 cobertores e 100 edredons por parte das empresas SOMAGUE (através do Hospital Vila Franca de Xira), Têxteis Moinhos Velhos e IKEA de Loures.
Outras manifestações de apoio até ao momento, surgiram também do partido político CDS-PP de Vila Franca de Xira e da empresa Imarte, que disponibilizaram gratuitamente as suas estruturas de Outdoor, colaborando desta forma com o Município nas diversas ações de comunicação e informação à população, que nesta altura são também de grande importância.
Sendo este um período de grandes dificuldades, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira enaltece e agradece a mobilização da sociedade civil e a disponibilidade destas e de outras entidades que têm vindo a contactar a Autarquia, manifestando a sua intenção de colaborar no combate a esta pandemia.