Rede Social do Concelho mantém foco no trabalho em prol de um concelho mais Inclusivo, Solidário e Coeso
Para 2020 e 2021
Melhorar as condições de vida da população, potenciando a qualidade das respostas existentes; promover a inclusão social e combater a pobreza e discriminação e promover a aquisição de competências permitindo melhorar o acesso ao mercado de trabalho - estes são os objetivos traçados no Plano de Ação da Rede Social do Concelho para os anos de 2020 e 2021. Entre as ações previstas encontram-se, projetos e programas de promoção dos direitos humanos, na área de integração dos migrantes, empregabilidade, na área da saúde, dos idosos, da deficiência, dos sem abrigo e da igualdade.
O plano foi elaborado com os contributos e empenho de todos os parceiros da Rede Social de Vila Franca de Xira, que mesmo em situação de pandemia continuam a trabalhar no combate às situações de pobreza e exclusão social. O documento foi aprovado no dia 2 de julho, em reunião do Conselho Local de Ação Social da Rede Social do Concelho.
Na mesma ocasião foram apresentados dados do 2.º semestre de 2019 do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SASSI) e o relatório de Execução do Plano de Ação de Ação de 2019 integrado no Plano de Desenvolvimento Social (PDS).
o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI) traduz-se no atendimento e acompanhamento social descentralizado nas 6 freguesias do Concelho, com 31 entidades parceiras (IPSS’s) e co-coordenado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o Instituto da Segurança Social. Destina-se a todos/as os/as munícipes que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. É um projeto enquadrado na Rede Social e que tem como objetivo potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os meios e recursos existentes, eliminando sobreposições de atuação, permitindo um melhor planeamento dos serviços, minimizando assim, situações de exclusão social e pobreza, no sentido de alcançar o bem-estar social da população. Este atendimento visa uma resposta mais justa, adequada e rápida às situações de maior necessidade, em prol de um Concelho mais coeso.
No último semestre de 2019 a grande parte dos atendimentos deram resposta a famílias monoparentais, idosos, desempregados e imigrantes e foram identificadas como problemáticas dominantes a insuficiência económica, desemprego e habitação.
No que respeita ao Plano de Ação do PDS de 2019, mais de 86% do preconizado ao nível de ações e objetivos foi executado. Este plano foi estruturado em três eixos de intervenção: “Família e Comunidade”; “Grupos especialmente vulneráveis” e “Emprego, Empreendedorismo e Qualificação Profissional”.
A Rede Social do Concelho de Vila Franca de Xira, criada no final da década de 90 do século XX, sendo pioneira no País, tem como prioridade melhorar as condições de vida da população, atuando numa ótica de prevenção e minimização dos fenómenos da pobreza e exclusão, privilegiando a coesão social. A Rede continua focada em construir um concelho mais inclusivo, solidário e coeso, orientado para a promoção da sustentabilidade, igualdade de oportunidades, competitividade e inovação.