Reabilitação de três Bairros do PER no Concelho de Vila Franca de Xira recebem 1 milhão e 583 mil euros de investimento
Candidaturas aprovadas a Fundos Comunitários incidem sobre a eficiência energética das habitações
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira obteve recentemente a aprovação para mais três candidaturas a financiamento europeu, no âmbito da Operacional Regional de Lisboa 2020. Com incidência na área da Habitação Social, foram aprovadas as candidaturas destinadas à Reabilitação dos Bairros do PER de Povos (Vila Franca de Xira), do Forte da Casa e do Carril – 2.ª Fase, na Castanheira do Ribatejo, todas no âmbito da eficiência energética.
As três intervenções representam um investimento global próximo de 1 milhão e 583 mil euros, a que corresponderá uma comparticipação da Comunidade Europeia de 486 mil euros. O investimento municipal irá assim situar-se em 1 milhão e 97 mil euros.
As obras a realizar irão abranger paredes, coberturas e vãos envidraçados, com o objetivo de reduzir as perdas térmicas, bem como o risco de condensações interiores e o sobreaquecimento, melhorando em termos globais as condições de conforto das habitações, tanto no Inverno como no Verão.
Recorde-se que o Município de Vila Franca de Xira tem vindo a destacar-se a nível nacional pela sua capacidade de execução no que respeita aos Fundos Comunitários do Portugal 2020. Notícias recentemente vindas a público dão conta que a taxa média de execução em Portugal é de 33%, no caso dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano das cidades de maior dimensão. Em Vila Franca de Xira, a taxa de execução é de 88%, a mais elevada em todo o País.