No arranque do ensino à distância, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apresenta conjunto de medidas de apoio à Comunidade Educativa
Manutenção de postos de trabalho e fornecimento de meios informáticos são prioridades
Na semana em que teve início o ensino à distância, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, dirigiu-se novamente a toda a população do Município a fim de apresentar as principais medidas já adotadas pela Autarquia para garantir o funcionamento do Ano Letivo, apoiando as famílias e diversos agentes locais.
Tendo sempre como prioridade a população mais vulnerável e procurando minimizar os severos efeitos da atual crise pandémica, a Câmara Municipal decidiu manter o pagamento de 50% do valor das refeições que estava protocolado com diversas instituições, mantendo também o pagamento a 100% dos custos associados ao funcionamento dos refeitórios. Numa medida orçada em mais de 285.300€ para os meses de março, abril e maio, esta é a forma de garantir a manutenção de dezenas de postos de trabalho e a sustentabilidade das instituições, assegurando-se também o fornecimento de refeições a todas as crianças do Escalão A e B, assim como a muitas outras pessoas que atualmente solicitam este apoio à Autarquia.
Também ao nível das atividades complementares à componente letiva, no projeto Escola a Tempo Inteiro, a Câmara Municipal está a manter todos os pagamentos regulares às Instituições com acordos de parceria com o Município, para a realização destas atividades, pese embora as mesmas não estejam nesta altura a realizar-se. Ao assumir o pagamento destas mensalidades, a Autarquia retira este encargo aos Encarregados de Educação, zelando também neste caso pela manutenção de múltiplos postos de trabalho. Esta é uma medida orçada em perto de 482.500€ para o período de março a maio.
Câmara Municipal atribui ligações à internet e equipamentos informáticos aos alunos sem estes recursos
Em articulação com as Direções dos Agrupamentos Escolares, foi feito um levantamento das necessidades dos alunos que não possuem meios informáticos (ligações à internet ou equipamentos), tendo por isso maiores dificuldades de acesso a todas as formas de ensino à distância. Com base na informação recolhida, a Autarquia irá assegurar a ligação à internet a cerca de 800 alunos do Concelho, abrangendo todos os níveis de ensino. No que respeita aos equipamentos informáticos, foi definido o 1.º Ciclo como prioridade, pelo que serão fornecidos mais de 260 tablets a estes alunos, ajudando assim em primeiro lugar aqueles que já não regressam à escola no presente Ano Letivo. Estes equipamentos serão remetidos aos respetivos Agrupamentos de Escolas, que irão encarregar-se da sua distribuição pelos alunos referenciados.
Também em resultado das reuniões que vêm sendo realizadas com os Agrupamentos, e caso os alunos do Ensino Secundário regressem à Escola ainda neste ano letivo – uma decisão que se aguarda da parte do Ministério da Educação –, a Câmara Municipal irá assegurar previamente a desinfeção desses estabelecimentos escolares. No próximo ano letivo, e antes do início das aulas, está também já prevista esta mesma medida em todas as escolas, desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário.
Nota: consulte também esta comunicação à população do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para referência ao ponto de situação nos Lares de Idosos do Concelho.