Monólogo “Conversas Sérias” de Marta Gautier em Vila Franca de Xira
Comemorações Municipais do Dia Internacional da Mulher – 6 de março
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no âmbito das Comemorações Municipais do Dia Internacional da Mulher, apresenta, no dia 6 de março, pelas 21h00, no Ateneu Artístico Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, o monólogo “Conversas Sérias”, levado à cena por Marta Gautier.
Marta Gautier, psicóloga clínica e escritora, cria, em palco, uma palestra intimista, bem-humorada e confessional, de temas da vida e de pessoas, nomeadamente: “como se pode viver melhor? como se pode ser mais feliz?”. O objetivo é motivar, quem quer chegar à melhor versão de si mesmo.
Venha assistir!
Entrada livre limitada à lotação da sala (555 lugares) e mediante o levantamento prévio do bilhete na receção do Ateneu Artístico Vilafranquense, a partir das 20h00.
Artigo ONU NEWS - Atualidade
“Nos últimos 27 anos a diferença nas taxas de emprego entre homens e mulheres diminuiu menos de 2%. De acordo com um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho, OIT, as mulheres ainda ganham em média 20% a menos que os homens no mundo.
Pensa-se que o nível de educação das mulheres é inferior à dos homens e por isso as mulheres têm menos oportunidade no mercado de trabalho. Falso. Na verdade, em muitos países as mulheres têm mais anos de estudo do que os homens. Um fator que é determinante, é justamente o tempo de trabalho que é dedicado à atividade não remunerada no domicílio. É o trabalho doméstico não remunerado, cuidar das crianças, ou mesmo dos pais. Atualmente, 21.7% das mulheres dedicam-se à economia de cuidado. Enquanto para os homens essa percentagem é de 1.5%.
De acordo com o relatório, se assim se mantiver, vai demorar 200 anos para que haja um nivelamento entre a participação dos homens e mulheres das atividades domésticas de uma forma mais equitativa.
O relatório também aponta que as mulheres estão sub-representadas em termos de cargos mais altos, uma situação que mudou muito pouco nos últimos 30 anos.
Menos de um terço dos gestores são mulheres, apesar de provavelmente elas serem mais instruídas do que seus colegas do sexo masculino.”
Fonte: ONU News (consulta em 14-02-2020)