Câmara municipal promove iniciativas que alertam para a violência contra as mulheres
Comemorações Municipais do Dia Internacional – 25 de novembro
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinala o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, 25 de novembro, com um conjunto de ações que visam sensibilizar para esta realidade que muitas mulheres ainda vivem física, social ou psicologicamente.
A 26 de novembro (quinta-feira), pelas 18h00, no Museu do Neo-Realismo (MNR), em Vila Franca de Xira vai ser exibido o filme “As Sufragistas", de Sarah Gavron. A película leva-nos ao início do século XX, no Reino Unido e conta a história do movimento sufragista e da repressão que um grupo de operárias sofreu na pele, para pressionar o governo britânico a mudar a lei, de forma a terem direito ao voto. A entrada é gratuita, com limitação a 47 lugares (cumprindo as regras da Direção Geral de Saúde - DGS para a Covid-19) e condicionada ao levantamento prévio do bilhete (a receção do MNR estará a funcionar, a partir das 17h30, do dia 26 de novembro, para o efeito).
Está também prevista a iluminação do edifício dos Paços do Município, no dia 25 de novembro, das 17h30 às 24h00, e a distribuição de laços brancos pelas trabalhadoras municipais.
Neste âmbito, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem a funcionar o Centro de Apoio à Vítima (CAV), no Centro Comunitário de Vialonga, com atendimento especializado e contactos dedicados, nomeadamente um endereço eletrónico e um contacto telefónico exclusivo e direto (apoiovitima@cm-vfxira.pt / 92 55 99 039).
Este serviço é dirigido a todas as vítimas de crime, independentemente do enquadramento legal e é constituído por uma equipa técnica multidisciplinar (jurista, assistente social e psicóloga). As situações enquadráveis são sinalizadas pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI), em funcionamento em todas as sedes das Juntas de Freguesia.