Câmara Municipal de Vila Franca de Xira avança para a remoção de estruturas de amianto das Escolas EB 2,3 e Secundárias
Investimento municipal superior a 1 milhão e 400 mil euros será candidatado a Fundos Comunitários
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou por unanimidade, na reunião de câmara realizada a 23 de setembro, o lançamento de concurso público com vista à remoção de estruturas de amianto de seis escolas do 2.º e 3.º Ciclo e do Ensino Secundário no Concelho. A proposta segue agora para aprovação por parte da Assembleia Municipal.
O concurso público traduz-se num investimento municipal de 1.407.150€ e as intervenções serão objeto de candidatura a Fundos Comunitários (Lisboa 2020), a qual representará, em caso de aprovação, o seu financiamento a 100% em relação ao valor a investir.
Serão abrangidas as Escolas EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Póvoa de Santa Iria), Padre José Rota (Forte da Casa), Bom Sucesso (Alverca do Ribatejo) e D. António de Ataíde (Castanheira do Ribatejo), e ainda as Escolas Secundárias do Forte da Casa e Alves Redol (Vila Franca de Xira).
Esta é uma intervenção de grande importância para melhorar as condições de segurança das Escolas Públicas do Município de Vila Franca de Xira, que se traduzirá na anulação dos fatores de risco, quer para a saúde humana, quer para o ambiente, associados à existência de materiais com amianto nestes estabelecimentos escolares. Prevê-se que as obras sejam concretizadas na interrupção letiva do verão de 2021.
Recorde-se que a Câmara Municipal já assegurou, em intervenções anteriores, a remoção de todas as estruturas de amianto dos estabelecimentos da rede pública do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Concelho de Vila Franca de Xira.