Atividades de Enriquecimento Curricular 2020/2021
A generalização das atividades de enriquecimento curricular (AEC) no âmbito do 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB) é não só encarada como estratégia de promoção do sucesso escolar, mas também como forma de conciliação entre os tempos de permanência das crianças nas escolas e as necessidades das famílias, decorrentes das suas vidas profissionais. As AEC são atividades gratuitas, de caráter facultativo, e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural.
O Município, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas e entidades parceiras do Concelho (IPSS’s e entidades de natureza cultural e recreativa), tem vindo a planificar a implementação das AEC em cada ano letivo, tendo em conta a legislação em vigor. As atividades são propostas pelos Conselhos Pedagógicos dos Agrupamentos de Escolas e aprovadas pelos respetivos Conselhos Gerais. Os Agrupamentos de Escolas asseguram ainda a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das AEC, tendo em vista garantir a sua qualidade e a articulação com as atividades curriculares.
Com os protocolos estabelecidos pretendemos ir ao encontro das inúmeras transformações sociais e educativas da sociedade atual, bem como descobrir, numa lógica de proximidade e envolvimento de toda a comunidade educativa, respostas diversificadas e adaptadas às realidades locais que satisfaçam de uma forma eficaz e eficiente os anseios dos alunos, dos pais e encarregados de educação, bem como dos docentes.
A inscrição e frequência na AEC, é feita através do preenchimento de impresso próprio. Nesta inscrição deverá ser feita a opção dos domínios pretendidos, assumindo o compromisso de frequência aos mesmos em todo o ano letivo. São assim, de opção facultativa, mas quando feita a inscrição, de frequência obrigatória e gratuita.
Os Agrupamentos de Escolas supervisionam e avaliam as AEC, que são organizadas por entidades parceiras.