Apoio Extraordinário a Instituições do Concelho das áreas Social, Cultural e Desportiva
Covid-19
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou medidas extraordinárias de apoio financeiro a entidades das áreas Social, da Cultura e do Desporto que têm parcerias com o Município no âmbito do Programa de Apoio ao Movimento Associativo (PAMA). No total serão entregues 155 mil euros em apoios financeiros extraordinários distribuídos por 80 instituições.
A pandemia provocada pelo coronavírus – Covid-19, tem vindo a levar à ativação de vários regimes de exceção a que o Município de Vila Franca de Xira tem recorrido no âmbito da promoção e salvaguarda do bem-estar de cidadãos e instituições Vila-Franquenses.
No caso do movimento associativo solidário sem fins lucrativos, destina-se uma verba extraordinária de 56 mil euros para 26 instituições. A mesma será aplicada a entidades de apoio a atividades de natureza social dotadas de interesse público Municipal, que promovam a saúde e prevenção de doenças, bem como a instituições de prestação de serviços e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade – potencialmente mais afetadas pela crise sanitária que estamos a viver.
Na Cultura o montante total atribuído é de 24 mil euros, para 27 instituições e seis tipologias de atividade. São elas: música popular, bandas filarmónicas, grupos de teatro, grupos musicais juvenis (orquestra e coro), grupos corais e folclore.
No Desporto a contribuição excecional tem o valor de dez euros mensais por cada atleta federado que integre a respetiva instituição. O Município justifica o critério escolhido com a clareza do processo de identificação. Receberão este apoio 27 instituições de atividades desportivas.
No contexto de excecionalidade que atravessamos o Município de Vila Franca de Xira tem correspondido com um conjunto de medidas extraordinárias e temporárias, neste caso visando assegurar a continuidade e funcionamento destas 80 instituições na fase pós-pandemia.