- Início
- Viver
- Educação
- Programas e Iniciativas
- Projeto + Expressões
Projeto + Expressões
As artes são, tal como consta no “Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais”, publicado pelo Ministério da Educação (2001), elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno. São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. Elas perpassam as vidas das pessoas, trazendo novas perspetivas, formas e densidades ao ambiente e à sociedade em que se vive. A vivência artística, segundo o mesmo documento, influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento.
A coadjuvação representa uma estratégia de colaboração entre docentes, dentro e fora da sala de aula, mas sobretudo na sala de aula, tendo como objetivo um acompanhamento mais próximo, concreto e eficaz dos alunos para melhorar as suas aprendizagens e diminuir o insucesso escolar. O ensino coadjuvado assume particular importância para os alunos de 1.º ciclo do ensino básico no seu desenvolvimento e, consequentemente, no sucesso escolar futuro para áreas especializadas do conhecimento.
Os domínios artísticos abrangidos neste projeto são os que constam no Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho (Artes Visuais, Expressão Dramática/Teatro, Dança e Música), sendo que este diploma determina que as práticas de coadjuvação no 1.º CEB devem privilegiar precisamente estas áreas de aprendizagem.
No ano letivo 2023/2024, o município de Vila Franca de Xira em parceria com o Conservatório Regional Silva Marques, iniciou o Projeto de Coadjuvação na Educação Artística +EXPRESSÕES nas turmas do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico de todas as escolas da rede pública do Concelho de Vila Franca de Xira, abrangendo 61 turmas com 1263 alunos, com 3 horas semanais de coadjuvação.
O projeto + Expressões pretende que os alunos desenvolvam o sentido estético, valorizem as manifestações culturais das comunidades, participem autonomamente em atividades artísticas e culturais e que percebam o valor estético das experimentações e criações a partir de intencionalidades artísticas e tecnológicas, mobilizando técnicas e recursos de acordo com diferentes finalidades e contextos socioculturais.
Através da auscultação dos Agrupamentos de Escola, foi possível constatar que de um modo global este projeto está a ter um papel fundamental no desenvolvimento holístico dos alunos, contribuindo significativamente para o seu crescimento pessoal, social, emocional e cognitivo. Este projeto representa uma importante estratégia para a melhoria da prática letiva, registando-se uma participação ativa e um elevado grau de satisfação demonstrado pelos alunos nas atividades dinamizadas, com impacto no desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, da capacidade de expressão e comunicação e do pensamento criativo e crítico. Os alunos revelam-se mais tolerantes, interagindo com maior proximidade e confiança entre pares.
Também os alunos foram inquiridos sobre o que pensavam destas aulas, que consideraram como boas ou mesmo muito boas, tendo despertado o seu interesse e aumentado as suas aprendizagens, corroborando assim as apreciações efetuadas pelos coordenadores.