Luís Ferreira Lopes preside ao Conselho para o Desenvolvimento Económico de Vila Franca de Xira
O Município de Vila Franca de Xira aprovou em reunião de câmara, de 23 de março, a criação do Conselho para o Desenvolvimento Económico de Vila Franca de Xira (CDE-VFX).
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, convidou Luís Ferreira Lopes para presidir a este órgão consultivo para o desenvolvimento do Concelho.
A estrutura do CDE-VFX será composta por empresários e gestores de empresas de distintos setores representativos da economia concelhia, personalidades de reconhecido mérito e associações empresariais com relevância económica no Município.
Luís Ferreira Lopes, uma personalidade do Concelho, é consultor para a COTEC e Conselho da Diáspora na Presidência da República, desde abril de 2021. Foi assessor do Presidente da República para os Assuntos Empresariais e Inovação entre 2016/2021.
Desempenhou funções de editor-executivo e editor de Economia da SIC e pivot de programas de informação económica da SIC Notícias, entre 2000/2016. Foi também jornalista de Economia da RTP, Rádio Renascença e iniciou essa atividade na imprensa regional do concelho de Vila Franca de Xira. Foi docente universitário em Empreendedorismo e Gestão da Inovação e é autor (e co-autor) de diversos livros sobre gestão e liderança, economia, energia ou CPLP.
O CDE-VFX é um instrumento para o desenvolvimento económico do Concelho que, através de uma estreita ligação e colaboração entre diferentes players económicos, permitirá potenciar a sua atratividade, competitividade, resiliência e sustentabilidade.
O CDE-VFX tem como missão a discussão, análise e pronúncia sobre matérias estratégicas de âmbito socioeconómico, contribuindo para a definição e construção das grandes ações e prioridades da economia concelhia.
O objetivo estratégico é incrementar e posicionar economicamente Vila Franca de Xira como Concelho de referência da região norte de Lisboa e da AML, potenciando – de forma diferenciada – todos os setores da economia (agricultura/Lezíria, indústria, comércio, serviços, turismo).
O CDE-VFX reunirá trimestralmente ou sempre que o seu Presidente o convocar, contando com a participação do Presidente da Câmara Municipal, podendo também acolher associações representativas dos trabalhadores. O mandato dos membros do CDE-VFX terá a duração de quatro anos, coincidindo com o mandato autárquico. O funcionamento desta estrutura será apoiado pelos serviços municipais.