- Início
- Saber & Lazer
- Natureza e Lazer
- Caminho Pedonal Ribeirinho Alhandra – Vila Franca de Xira
Caminho Pedonal Ribeirinho Alhandra – Vila Franca de Xira
Para além das paisagens urbanas e campestres, do monte ou da planície, há agora um novo caminho para descobrir … um caminho que o põe lado a lado com o rio Tejo. Passear a pé ou de bicicleta, fazer jogging ou piqueniques, ou simplesmente descansar e apreciar a paisagem são algumas das possibilidades que este novo espaço lhe oferece.
Desenvolve-se desde a Casa Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra, até às imediações da Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira.
A primeira fase da obra, até à zona da fábrica “Cimianto”, com uma extensão de 700 metros, foi inaugurada a 26 de fevereiro de 2005. É atualmente uma das áreas de desporto e lazer mais frequentadas do Concelho, constituindo-se já como um dos ex-libris de Alhandra.
A segunda fase, até Vila Franca de Xira, foi inaugurada no dia 4 de outubro de 2008. São mais 2000 metros, com largura a rondar os 4,25 metros úteis, na maior parte da sua extensão. À exceção de 300 metros de terreno natural, o restante caminho foi construído em aterro conquistado ao rio Tejo. Dispõe de via para passeio pedonal, de ciclovia para passeios em bicicleta e zonas de estar generosas.
A obra contemplou ainda o alargamento e estabilização da Plataforma Ferroviária contígua ao rio Tejo e a construção duma passagem superior à via-férrea. Esta constitui-se como o acesso do Caminho para a cidade de Vila Franca de Xira, junto ao Parque Urbano do Cevadeiro, funcionando ainda como Observatório ou Miradouro da paisagem circundante, para Este e para Oeste.
Realizada no âmbito do programa “Polis”, a obra contou com financiamentos comunitários; da Administração Central e da própria Câmara Municipal, representando um investimento total superior a sete milhões de euros, em prol duma melhor qualidade de vida no Concelho.
Tendo como cenário privilegiado o rio, os mouchões, a Reserva Natural do Estuário do Tejo, a Lezíria e outras maravilhas para os seus sentidos, são quase 3 kms, à beira-rio, para seu pleno usufruto.
Entre Alhandra e Vila Franca de Xira, há um novo caminho para descobrir…
Valências: Parque de estacionamento (Parque Urbano de Vila Franca de Xira e Piscinas de Alhandra), instalações sanitárias, parque de merendas, ciclovia, zonas de estadia, ginásio ao ar livre.
Desenvolve-se desde a Casa Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra, até às imediações da Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira.